Dicas para leitura de rótulos dos alimentos

Você costuma ler os rótulos quando vai ao mercado?

A leitura dos rótulos é de grande importância para esclarecer o que estamos consumindo e assim, permitir realizarmos escolhas mais saudáveis. Contudo, você já teve dúvidas sobre o que procurar enquanto lê ou sobre o que significa algo em um rótulo?

Pensamos nesse post especialmente para ajudar na leitura, mas também para incentivar essa prática para que se torne um hábito.

A primeira dica é observar a lista de ingredientes. Na lista, os ingredientes estão descritos conforme a quantidade, ou seja, o primeiro que aparece é o que está em maior quantidade, e o último em menor.

Se possível, evite os produtos que contenham açúcares e gorduras entre os primeiros ingredientes.

Se atente também ao produto que está comprando e a sua característica. Se ele diz que é integral , por exemplo, observe que a farinha integral é a primeira da lista.

Observe também a quantidade e qualidade dos ingredientes. Se há mais de 5 ingredientes, sobretudo que você não conheça ou tenha dificuldade em pronunciar, é possível que esse alimento seja um ultraprocessado.

Lembre-se que a recomendação do Guia (2014) para os alimentos ultraprocessados é de que esses sejam evitados, isso em função da baixa qualidade nutricional e efeitos negativos a saúde a longo prazo. Se você ainda possui dúvidas quanto a classificação NOVA ou busca por mais informações relacionadas acesse outros materiais dispostos neste site.

A segunda dica é quanto ao Valor Diário de Referência (%VD). O %VD indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.

Dessa forma, um alto %VD indica que o produto contém alto teor de determinado nutriente, e o contrário para o %VD reduzido.

Se possível, opte por produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, trans e sódio; e com alto % VD para as fibras alimentares.

Como terceira dica, repare na informação nutricional. Nela você encontra a porção (quantidade) usada para os cálculos do %VD, o que pode não corresponder a embalagem inteira do produto. Caso você queria fazer o cálculo para o produto inteiro é só realizar uma regra de três.

Fique atento a alimentos com açúcares explícitos ou disfarçados, adoçantes, corantes, estabilizantes e emulsificantes, intensificadores de sabor e antioxidantes sintéticos.

E, como forma de esclarecimento aos que possuem dúvidas, alimentos diet são sem açúcar e alimentos light dispõem de ingrediente reduzido em relação ao original.

Por fim, indicamos o app Desrotulando que auxilia (e muito!) na leitura e interpretação dos rótulos, além de abranger a classificação NOVA.

Referências:

Aprendendo a ler rótulos: Como fazer escolhas mais saudáveis. Instituto Federal Paraíba, Campus Isabel.

10 Dicas para Ler os Rótulos dos Alimentos. Profa. Monica Pimenta.