O PROJETO

O Panela Aberta é um projeto de extensão universitária criado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2018. Realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira (Brasil, 2014) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Brasil, 2012).

Entre as atuações do projeto, estão incluídas oficinas de metodologia autoral que visam promover a prática autônoma de hábitos alimentares saudáveis e o reconhecimento do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

Atualmente sua equipe é composta por graduandos de Nutrição da UNIFESP campus Baixada Santista e realiza intervenções tanto na Universidade, quanto fora dela.

O Panela Aberta está sempre elaborando ações que concretizam a missão do projeto!

Projeto aprovado e cadastrado no SIEX da Unifesp sob o código 14754.

COORDENADORAS

PROFª. DRª. SEMÍRAMIS MARTINS ÁLVARES DOMENE​


“Nascida no interior em família operária com raízes no campo, escolheu a Nutrição pela paixão por comida.

Já na Universidade percebeu que sua Iniciação Científica na PUC-Campinas era de fato o primeiro passo para uma carreira acadêmica. Fez mestrado e doutorado em Ciência da Nutrição na Unicamp enquanto iniciava sua carreira docente na PUC-Campinas, período em que trabalhou como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA – Unicamp. Com pós-doutorado em Nutrição, atualmente é professora Associada Livre-Docente no Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da UNIFESP, Campus Baixada Santista na área de Dietética, e integrante do Grupo Nutrição e Pobreza, do IEA-USP. Trabalha nas linhas de pesquisa Ciência de Alimentos e Saúde, e Estratégias interdisciplinares em promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

PROFª. DRª. MARIA LAURA DA COSTA LOUZADA


“Defendo uma epidemiologia crítica, profundamente comprometida com a responsabilidade social.”


Possui doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente professora doutora no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS). É orientadora do PPG de Nutrição e Saúde Pública, da USP, e editora associada da Revista de Saúde Pública. Em 2017, esteve em licença maternidade e, portanto, mais distante das atividades acadêmicas. Tem grande interesse no estudo dos efeitos das transnacionais e do ultraprocessamento de alimentos nas condições de vida e saúde das populações.

EQUIPE DE EXTENSIONISTAS

CONHEÇA QUEM JÁ PARTICIPOU DO PROJETO

CO-CRIADORAS E COORDENADORAS

Clique aqui e conheça mais projetos e programas de extensão da UNIFESP