Diferença entre suco e fruta

Suco é mesmo tão saudável como a fruta?


Já sabemos que consumir frutas, além de saboroso, pode ser um hábito saudável. As frutas possuem em sua composição uma grande variedade de nutrientes, como fibras, vitaminas, minerais, e também por serem fonte de hidratação, além de compostos bioativos que contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Nesse sentido, o que às vezes pode gerar dúvidas é se o consumo do suco de uma fruta tem os mesmos benefícios que da fruta in natura.

Nesse contexto, em relação à composição nutricional, os sucos naturais das fruta nem sempre proporcionam os mesmos benefícios das frutas inteiras. Fibras e outros nutrientes podem ser perdidos durante o preparo e o poder de saciedade pode ser menor. 

Por isso, o melhor é consumir frutas inteiras, seja nas refeições principais, seja em pequenas refeições, de forma a absorver os nutrientes que estão em todas as partes comestíveis desses saborosos alimentos.

  Mas os sucos são todos iguais?

O suco natural é feito apenas com a fruta fresca, retirando todo o seu caldo, podendo ter adição ou não de água, e não há adição de nenhuma substância química (como açúcares, corantes e conservantes).

Já os sucos ultraprocessados, fabricados pela indústria, em geral são feitos de extratos de frutas em proporções variadas, adicionados de açúcar refinado, de concentrado de uva ou maçã (constituídos predominantemente , por açúcares) ou adoçantes artificiais. Com frequência, são adicionados outros aditivos químicos. 

Então...

Em uma comparação rápida, é possível concluir que, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014), o mais indicado é priorizar a ingestão de frutas in natura e, no caso, do consumo de sucos, preferir os naturais, preparados a partir de frutas frescas.

Gostou? Compartilhe com alguém que adora um suco refrescante!


Referências: