Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde (EHAPS )

O Panela já trouxe em alguns outros posts, sobre a importância das Habilidades Culinárias, no que diz respeito ao enfrentamento dos obstáculos para uma alimentação saudável.

"O enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados". (BRASIL,2014)

Mas afinal de contas, o que é a EHAPS ?

As habilidades culinárias domesticas são divididas em quatro pilares: Planejamento criativo, Habilidades multitarefas, Confiança quanto a capacidade culinária, Seleção, combinação, e preparo dos alimentos. Esses aspectos em conjunto representam uma boa forma de aproximação entre individuo, alimento, e sociedade. O que demonstra a importância do desenvolvimento da Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção primária à Saúde, que é uma escala que tem por objetivo avaliar as habilidades culinárias domésticas, levando em consideração as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, e que foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, com o intuito de avaliar e aproximar os trabalhadores da área da saúde em relação as suas habilidades culinárias.

Mas em relação ás EHAPS, qual a sua importância ?

Determinar a proximidade do profissional de saúde em relação as Habilidades Culinárias é de extrema importância para a população em geral. O profissional da atenção primária é um propagador direito de informação para a comunidade, principalmente em locais onde o acesso a informação é um pouco mais restrito. Sendo assim, ter em mãos essa ferramenta, é uma forma de avaliar o panorama atual, e por meio dele, desenvolver ações que vão melhorar a qualidade da informação, e possibilitar que o trabalhador da atenção primária possa atuar de maneira acolhedora e acessível, aos usuários do sistema de saúde

Como essa avaliação é realizada ?

A análise é feita por meio de um teste desenvolvido, pelo Departamento de Nutrição e Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, que consta com um questionário de 40 perguntas que avaliará o nível de Habilidades Culinárias Domésticas.

Acesse aqui o questionário

Gostou? Compartilhe com alguém que ainda possui dúvidas sobre o tema.