Seminário "Geografia da Fome: 75 anos depois - Novos e velhos dilemas"

A Cátedra Josué de Castro, criada no ano em que a mais importante obra de Josué de Castro, Geografia da Fome, completa 75 anos, tem realizado eventos e seminários sobre temática relevante para quem quer compreender o cenário alimentar no Brasil e no mundo.

Nos dias 29 de novembro a 02 de dezembro, aconteceu o Seminário "Geografia da Fome: 75 anos depois - Novos e velhos dilemas" que contou com pesquisadores que discutiram sobre o desenvolvimento econômico – especialmente a produção de alimentos, pobreza, desigualdades -, incluindo o clima e o meio ambiente nos debates, sob a perspectiva dos padrões alimentares e da cultura alimentar nas cinco regiões do território brasileiro.

As discussões buscaram responder: O que mudou nestes 75 anos? Quais os novos determinantes da fome e suas consequências sobre a saúde, meio ambiente e clima?

E por que é tão importante discutir a fome e políticas públicas que derivaram, principalmente, dos relatos do Geografia da Fome?

Como defendido por Josué de Castro, a fome não traduz uma imposição da natureza, uma vez que não são fatores naturais que conduzem grupos humanos à situação de fome e, sim fatores econômicos, sociais e culturais, produtos de erros e defeitos graves das organizações sociais em jogo, isto é, a fome é uma questão política.

Ainda que Josué de Castro tenha discorrido sobre este fenômeno em diferentes regiões do mundo, ele também dava espaço para suas análises e denúncias no Brasil, onde a fome era um dos problemas mais profundos e que veio à tona, novamente, durante a pandemia.

Desta forma, as questões apontadas por Josué de Castro se mostram atuais, já que relataram um problema ainda existente no país, depois de 75 anos desta sua importante obra!

O SEMINÁRIO APRESENTOU A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO

MESA 1: Geografia da Fome

MESA 2: Geografia das desigualdades socioeconômicas e determinantes da pobreza e da fome

MESA 3: Geografia da produção de alimentos

MESA 4: Geografia da crise socioambiental e alimentar

Você pode conferir todos os debates no canal da FSP - USP no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCN3_jc9tTYn4TaonbR_CzDQ

E também pode visitar o site criado especialmente para o evento: http://geografiadafome.fsp.usp.br/