Que a água é essencial para manutenção da vida nós já sabemos, mas que tal saber mais sobre?
O QUE O GUIA FALA SOBRE A ÁGUA?
A água é essencial para vida e sem ela não sobrevivemos. A quantidade que deve ser consumida por dia, contudo, varia de pessoa para pessoa, e depende de fatores como: idade, peso, atividade física e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente. Por isso, pode ser que para você dois litros de água seja suficiente, mas outras pessoas precisem de mais que isso
Sensores espalhados pelo corpo sinalizam quando sentimos sede e nos estimulam a ingerir líquidos sempre que o consumo não é suficiente, mantendo assim, o balanço diário de água de forma eficaz.
Por essa razão, sempre escute seu corpo e esteja atento a estes sinais.
O QUE CONSUMIR?
Ingerir a água na sua forma pura, ou mesmo adicionada de gotas de limão, é a melhor alternativa. Usar na preparação de outras bebidas, como café ou chá, é algo muito comum para o cotidiano do brasileiro. Nesse sentido, atente-se a reduzir a quantidade de açúcar, ou até mesmo não adicioná-lo.
Lembre-se: é essencial que a água para consumo e para as preparações culinárias sejam potáveis. A rede pública de abastecimento deve atender a esse critério, mas, em caso de dúvida, filtre e ferva a água para garantir sua qualidade.
Assim como a água, o meio ambiente também é um recurso a ser protegido, por isso evite utilizar utensílios descartáveis para ingerir líquidos. Também procure ter sempre á mão cantis ou garrafas com água fresca quando sair de casa.
A ÁGUA E OS ALIMENTOS
Economize esse bem natural!
Referências:
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014
Domene, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.