Agora que já conhecemos um pouco sobre o grupo das frutas, trouxemos como representantes: a banana e o coco. Eles são alimentos versáteis que podem ser consumidos inteiras ou serem utilizados em diversas preparações culinárias saborosas e nutritivas.
Vamos conhecer mais sobre esses dois alimentos?
Banana
De origem asiática, a banana é um alimento que possui características que facilitam a logística da colheita até à nossa mesa, além de uma vasta gama de variedades que possibilitam criar diversas preparações culinárias, tanto doces quanto salgadas ou, até mesmo, serem consumidas inteiras, tornando-a um alimento muito consumido pelos brasileiros.
Confira abaixo uma receita simples com essa fruta muito querida!
Cartola de banana
Ingredientes:
5 unidades pequenas de banana-nanica
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de canela
2 fatias grossas de queijo coalho
Modo de Preparo:
Descascar a banana, cortar em fatias no sentido do comprimento e reservar; misturar o açúcar e a canela e passar nesta mistura; colocar as bananas em camadas em um refratário.
Fonte: Panelinha
Coco
Tradicionalmente cultivado no Nordeste, e por ser amplamente utilizado, o coco ganhou destaque em outras regiões país, por possibilitar diversas preparações culinárias saborosas a partir da obtenção de seus subprodutos, dentre eles: água de coco, coco ralado, leite de coco e óleo de coco.
Lembre-se que o óleo de coco é um ingrediente culinário, portanto a recomendação do Guia Alimentar é:
"Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias".
Trouxemos uma receita deliciosa com essa fruta!
Farofa de coco
Esses são apenas alguns exemplos das diversas frutas em que há no nosso país,
confira outros exemplos em nosso Instagram!
Referências:
BRASIL. Alimentos Regionais Brasileiros. 2° edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: <https://www.asbran.org.br/noticias/nova-edicao-do-livro-alimentos-regionais-brasileiros> . Acesso em : 28 out 2021
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014