O grupo dos feijões é extremamente variado, incluindo os vários tipos de feijões e outras leguminosas como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico.
Preto, branco, mulatinho, carioca, fradinho, fava, feijão de corda… Tantas variedades de cores, formas, tipos e todos muito nutritivos e deliciosos, você não acha?!
Os feijões, de forma geral, são muito populares na alimentação do brasileiro e alternar o consumo de todas essas variedades de feijões aumenta o aporte de nutrientes na dieta e sempre dá uma nova cara ao nosso prato! Seja nas cores, nas formas e nos diferentes sabores.
A inclusão do feijão e de outras leguminosas nas preparações culinárias (além do famoso arroz com feijão) são nutricionalmente muito benéficas ao organismo.
Vamos saber mais sobre esse grupo?
O preparo desse grupo de alimentos, apesar de serem fontes de nutrientes importantes, demanda tempo e organização para incluí-lo na dieta pelo longo período de cozimento.
Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a deixar esse preparo rápido e prático durante a sua semana. Por exemplo, deixar os grãos de molho e cozinhá-los na panela de pressão. Contamos mais detalhadamente logo abaixo.
Além disso, o uso de temperos naturais e o uso de quantidades controladas de óleos, gorduras e sal deixam sua preparação ainda mais saudável e especial…
E agora que já aprendemos um pouco sobre os feijões e outras leguminosas, vamos colocar todos esses conhecimentos em prática numa receita bem brasileira: a feijoada!
Para mais receitas com feijão e outras leguminosas, acesse panelinha e fale pra gente em nossas redes sociais o que te interessou!
Referências:
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.