Um dos alimentos que é frequentemente consumido, no Brasil, é a carne.
Esse grupo é composto pela carne bovina, pescados, aves e carne suína, além de outras variedades que são ingeridas em diversos locais do Brasil. As carnes são os músculos do animal e possuem composições diferentes, a depender do corte e do animal.
As características nutricionais são semelhantes, mas podem variar quanto ao teor de gordura. Ademais, a técnica de preparo pode conferir diversos sabores e texturas, porém vale ressaltar que é importante evitar lavar todos os tipos de carne, pois isso contribui com a dissipação de bactérias contaminantes na área de trabalho.
Entretanto, independentemente do corte e técnica de preparo, é importante adquirir carnes apenas de locais fiscalizados pela vigilância sanitária!
Para o pré-preparo de aves, o excesso de gordura, pele e tecidos conectivos devem ser removidos.
É indicado remover a pele das aves, para diminuir a oferta de colesterol e gordura saturada, porém, pode comprometer a aparência e a textura de cortes tratados, posteriormente, com cocção seca.
Para aves congeladas, o pré-preparo envolve o descongelamento total antes do aquecimento.
O uso de sal de cozinha em baixas concentrações favorece a maciez e o sabor da carne bovina, visto que o excesso desse ingrediente culinário, promove a desidratação do alimento, comprometendo a textura.
Uma colher de sopa (10g) de sal é o suficiente para temperar 1kg de carne bovina. Para contribuir no sabor, utilize condimentos, como tomilho, alecrim e sálvia.
O uso de batedores de carne, favorece a textura, por criar pequenas secções nas fibras musculares.
Por fim, para pré-preparar peixes realize cortes com dimensões regulares que facilitam o manejo. Os peixes com cartilagens podem ser cortados de maneira transversal, para a produção de postas.
Já para realização de filés, normalmente se utiliza pescados com espinha, porém é necessário um cuidado com a presença de fragmentos de ossos.
As aparas de pescados podem ser utilizadas na preparação de molhos, sopas, e para o tradicional pirão brasileiro.
Referências:
Domene, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.
WRIGHT J. TREUILLE, E. Le Cordon Bleu: Todas as técnicas culinárias. 1ª Edição. Marco Zero. 2017.
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014