Quando nascemos, o leite materno é o principal alimento consumido nos primeiros meses de vida. Por ser um excelente alimento contribuinte de minerais e vitaminas lipossolúveis, o ingerimos quando adultos também e é claro que não podemos deixar de citar os derivados lácteos!
Vamos conhecer mais sobre esse grupo?
O que é o leite e quais suas características?
O leite é o produto oriundo da glândula mamária dos mamíferos. É também, o primeiro e principal alimento que ingerimos durante os seis meses iniciais de vida. E após esse período, ele permanece na alimentação da maioria das pessoas de forma complementar.
SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Sabor suave e próprio;
Agradável e ligeiramente adocicado;
pH próximo à neutralidade;
Alto valor nutritivo.
Derivados do leite
Diferentes tipos de leite
Nos supermercados encontramos opções de leite integral, semidesnatado ou desnatado, que apresentam diferentes teores de gordura. De aspecto branco com leve tom amarelado, o leite de vaca é o mais consumido e permite criar diversas preparações culinárias, seja no frio ou no calor.
Além disso, você sabia que para o leite comercializado é obrigatório passar por processos térmicos antes de vendê-lo? Assim temos diferentes tipos de leite conforme os diferentes processos a que são submetidos.
Referências:
Domene, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.
UNIRIO. Leite e derivados. Disponível em: <http://www.unirio.br/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-boletins-setan/boletim-no-19-2020>. Acesso em: 12 jun. 2021.
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014