Vamos conhecer um pouco mais sobre os ovos e sua versatilidade na cozinha!?
Os ovos, em especial de galinha, são alimentos acessíveis e relativamente baratos no Brasil. São extremamente versáteis, podendo ser consumidos cozidos, mexidos ou fritos ou como ingredientes de omeletes e suflês e de várias outras preparações culinárias.
As características de composição do ovo que contribuem para a diversidade de aplicações são o bom conteúdo de proteínas de elevada solubilidade, a capacidade de formação de espuma e a presença de lecitina e gordura na gema. Também contribui em minerais e vitaminas, especialmente as do complexo B e são considerados uma boa opção para diminuir o consumo de carne vermelha.
Os ovos são alimentos muito versáteis, podendo compor, em espécie ou como ingrediente, preparações para todos os horários de refeição (café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia).
Ovos mais consumidos
Ovos de Galinha
Ovos de Codorna
Ovos de Pata
Características de Qualidade
Devem ser escolhidos ovos com cascas íntegras;
Sem manchas, que podem indicar defeitos da mineralização da casca decorrente de má qualidade do manejo das aves durante a produção;
As gemas devem ter coloração uniforme, sem sinais de sangue, que indicam hemorragia do animal;
As cascas devem oferecer resistência, e os ovos de casca muito frágil devem ser evitados;
Ao abrir o ovo, o espalhamento da clara deve ser pequeno, indicando bom conteúdo de clara espessa.
Conservação
A conservação dos ovos é favorecida pela temperatura de 8 a 10°C. Para conservar, os ovos devem ser mantidos secos, pois a umidade da casca decorrente de lavagem pode favorecer o desenvolvimento de microrganismos.
No refrigerador doméstico, os ovos devem ser armazenados em recipiente limpo e posicionados em uma prateleira interna – o uso da porta não confere a melhor condição de armazenamento pela oscilação de temperatura e excessiva movimentação.
Ovos desidratados devem ser conservados de acordo com as orientações do fabricante, em local fresco e seco, em sua embalagem original enquanto não violada.
Referências:
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014
Domene, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.