Os alimentos que compõem o grupo das raízes e tubérculos são a melhor ilustração do fato de que um mesmo tipo de vegetal pode ter diferentes aplicações. Eles podem ser feitos cozidos, assados, ensopados ou na forma de purês.
São frequentemente consumidos pelos brasileiros no almoço e no jantar, junto com feijão e arroz, legumes e carnes. Em algumas regiões do Brasil, a mandioca e a batata-doce são consumidas no café da manhã como substitutos do pão. A mandioca, em particular, também é usada no preparo de doces caseiros como pudins e bolos.
Além disso, no momento de preparação deste grupo de alimentos, como na preparação de todos os alimentos, é necessário utilizar moderadamente o óleo e o sal, ampliando o uso de temperos naturais, como: alho, cebola, pimenta, salsa, salsinha e cebolinha. Raízes e tubérculos devem ser preferencialmente cozidos ou assados, pois, quando fritos, absorvem grande quantidade de óleo ou gordura.
Vamos saber mais sobre esse grupo?
Dentre os inúmeros exemplos e versatilidades que esse grupo representam, temos uma características em comum: todos possuem uma reserva energética, sendo elas, as partes comestíveis do alimento.
Como todos os alimentos, o grupo das raízes e tubérculos também possui um pré-preparo específico, o qual devemos dar a devida atenção:
E aí, gostou de saber sobre esse grupo de alimentos? Conta pra gente!
Referências:
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.
Domene, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.