"A partir de 6 meses, além do leite materno, outros alimentos devem fazer parte das refeições da criança. Para que a família possa proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e saborosa e respeitar suas tradições, o primeiro passo é conhecer esses novos alimentos". (BRASIL,2019)
A introdução alimentar é uma fase importante no crescimento da criança, e o tipo de alimento consumido é extremamente importante nesse processo. O guia alimentar para crianças trás que, a comida preparada em casa, para o consumo dos demais familiares pode ser integrada a alimentação da criança acima de 6 meses de idade, desde que seja saudável e adequada, principalmente em relação a sua consistência.
No entanto, não exclui-se a necessidade do acompanhamento alimentar por parte dos pais, pois é o momento de construção dos hábitos alimentares. Sendo assim importante que apresente-se uma grande variedade de alimentos saudáveis. O adulto desenvolve um papel fundamental, pois cabe a ele optar pela compra de frutas, como mamão, banana, maçã, legumes, e verduras, priorizando sempre alimentos in natura, e evitando a compra de ultra processados
Outro fator de atenção deve ser em relação ao consumo de papinhas industrializadas que, mesmo não apresentando aditivos em sua formulação, devem ser evitadas, por diversos motivos, tais como: apresentar textura desfavorável, dificultar a percepção de sabores, e reduzir o aproveitamento das vitaminas e minerais dos alimentos contidos, devido ao processamento.
Algumas das melhores práticas para a alimentação adequada e saudável da crianças entre 6 meses e 2 anos de idade são:
Continuar a oferecer leite materno;
Ofertar a comida da família, preparada apenas com temperos naturais e quantidade mínima de sal;
Estimular o consumo de água;
Apresentar a comida em consistência adequada, de acordo com o tempo de vida;
Aumentar a oferta de alimentos com o tempo.
Recomenda-se também que açúcares não devem ser oferecidos à criança menores de 2 anos de idade,e que o consumo de alimentos in natura deve ser a base da alimentação.
Para saber mais, busque profissionais da saúde e leia o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos.
A alimentação da criança é essencial para seu pleno desenvolvimento!
Gostou? Compartilhe com alguém que ainda possui dúvidas sobre o tema.