Indicação de leitura: "Ultra-processed food consumption and children and adolescents’ health"

Consumo de alimentos ultraprocessados e a saúde da criança e do adolescente.

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) incentiva quanto ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados e alerta sobre os perigos do consumo de alimentos ultraprocessados, uma preocupação respaldada por inúmeros estudos científicos. Essas pesquisas têm evidenciado consistentemente os impactos negativos desses alimentos, sobretudo na saúde de crianças e adolescentes. No post de hoje, o PANELA traz como indicação o artigo "Ultra-processed food consumption and children and adolescents’ health" (MESCOLOTO et al., 2023)

O artigo publicado em 2023, foi desenvolvido por pesquisadoras da Universidade Federal de São Paulo, também colaboradoras diretas do projeto Panela Aberta

Considerando o mapeamento da literatura atual em relação ao tema e indicando o direcionamento da abordagem para a promoção da saúde e prevenção de DCNT, a pesquisa tem como objetivo apresentar estudos observacionais que investiguem associações entre o consumo de alimentos ultraprocessados e desfechos de saúde na infância e adolescência.

Como resultado, as autoras concluem que os fatores de risco mais prevalentes em crianças e adolescentes, engloba uma dieta pouco saudável, caracterizada pelo consumo frequente de alimentos ultraprocessados em vez de uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, juntamente a níveis insuficientes de atividade física. Ademais, foram relatados uso de álcool e tabaco. Essas práticas combinadas contribuem para a constatação do aumento da incidência de obesidade na infância e adolescência, atrelado a um estilo de vida sedentário. Assim, representando risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e periodontais durante o período de crescimento.

Portanto, com a leitura do artigo, é possível perceber que a recomendação do Guia Alimentar sobre a preferência de consumo de alimentos in natura e minimamente processados são de suma importância desde o início da alimentação do ser humano. Isso porque o alto consumo de alimentos ultraprocessados está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Acesse o artigo clicando aqui!

SOBRE O ARTIGO:

Autores: Samantha Bittencourt Mescoloto, Gabriela Pongiluppi, Semíramis Martins Álvares Domene.

Instituições: Universidade Federal de São Paulo.

Data de publicação: 2023

Referência: MESCOLOTO, S.B.; PONGILUPPI, G.; DOMENE, S. M. A. Ultra-processed food consumption and children and adolescents’ health, 2023. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021755723001213?via%3Dihub>. Acesso em: 21 fev. 2024.

Acesse-o clicando aqui

Boa leitura !