Indicação de leitura: "Alimentos ultraprocessados e desfechos em saúde: uma revisão narrativa"

Food processing and cardiometabolic risk factors: a systematic review

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) adverte sobre os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados, o que tem sido evidenciado em diversos estudos científicos. No post de hoje, o Panela Aberta traz como indicação de leitura o artigo "Alimentos ultraprocessados e desfechos em saúde: uma revisão narrativa" (Elizabeth et al., 2020).

Visto que o mundo inteiro está passando por uma transição alimentar, a qual consiste na substituição de alimentos in natura por ultraprocessados nas refeições diárias, o presente estudo tem como objetivo relacionar pessoas que apresentam dietas ricas em alimentos ultraprocessados à presença de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT's), obesidade e doenças do coração.

O trabalho, publicado em 2020, foi conduzido por pesquisadores de universidades da Austrália e Noruega. O grupo, considerando o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados em todo o mundo, objetivou por meio de revisão narrativa avaliar estudos com participantes saudáveis e investigar as associações entre os níveis de consumo de ultraprocessados e os desfechos de saúde em crianças e adultos

Como resultados, os autores encontraram 43 artigos de vários países e nenhum deles relatou uma associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e resultados benéficos para a saúde. Mais de 80% das pesquisas demonstraram que o consumo de ultraprocessados está associado a pelo menos um efeito adverso à saúde de crianças, tais como asma e riscos cardiometabólicos, e de adultos, dentre eles sobrepeso, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, entre outros. Além disso, as evidências sugerem maior risco de mortalidade por todas as causas com o alto consumo de alimentos ultraprocessados; e que dietas mais ricas em alimentos não processados e minimamente processados podem ser um caminho para melhores resultados de saúde

Com a leitura do artigo, é possível perceber que o Guia é um documento baseado em ciência e que novos estudos tem contribuído para aumentar o conhecimento sobre seus conceitos, alimentação e saúde.

Acesse-o clicando aqui

SOBRE O ARTIGO:

Autores: Leonie Elizabeth, Priscila Machado, Marit Zinöcker, Phillip Baker e Mark Lawrence.

Instituições: Universidade de Deakin, Austrália e Universidade de Bjørknes, Noruega

Data de publicação: Junho, 2020

Referência: Elizabeth L, Machado P, Zinöcker M, Baker P, Lawrence M. Ultra-Processed Foods and Health Outcomes: A Narrative Review. Nutrients. 2020 Jun 30;12(7):1955. doi: 10.3390/nu12071955. PMID: 32630022; PMCID: PMC7399967.

Acesse-o clicando aqui

Boa leitura !