A literatura cinza é uma categoria de fonte de informação, que consiste em documentos, relatórios ou outras formas de produção de texto que não são amplamente divulgadas e comercializadas, ou seja, são documentos difíceis de serem localizados ou adquiridos, e tem como característica ser de caráter provisório ou preliminar.
Esses materiais costumam ser produzidos por instituições acadêmicas, organizações governamentais, ou grupos de pesquisa e geralmente não são destinados ao grande público. Ela pode incluir documentos acadêmicos, teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos e outros eventos, relatórios técnicos, documentos de políticas públicas, entre outros. Esses documentos são muitas vezes de acesso limitado e podem ser altamente especializados em sua natureza, e devido essas características são difíceis de encontrar em canais tradicionais de distribuição e indesejáveis em bibliografias por ter um controle ineficaz.
A literatura científica, se entende por trabalhos acadêmicos produzidos com base no conhecimento científico que se concentra na divulgação de pesquisas e descobertas científicas, que abrange artigos em revistas científicas, livros acadêmicos, conferências e outras publicações que comunicam os resultados de estudos, experimentos e análises conduzidas por cientistas e pesquisadores. A literatura científica é revisada por outros especialistas que validam o trabalho antes da divulgação, conferindo um alto nível de confiabilidade.
Dessa forma, a literatura cinza se refere a documentos que por vezes são menos acessíveis e destinados a públicos específicos, a literatura científica é uma forma de comunicação aceita e revisada que visa compartilhar avanços científicos entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Ambas desempenham papéis importantes na divulgação do conhecimento, embora seu público e propósitos sejam diferentes.
SOBRE O DOCUMENTO:
Autores: Carlos Augusto Monteiro, Geoffrey Cannon, Mark Lawrence, Maria Laura da Costa Louzada e Priscila Pereira Machado.
Ano de publicação: 2019
Referência: Monteiro, C. A., Cannon, G., Lawrence, M., Costa Louzada, M. L. and Pereira Machado, P. 2019. Ultra-processed foods, diet quality, and health using the NOVA classification system. Rome, FAO.