Hortas comunitárias em Santos

Organizadas pela sociedade, as hortas comunitárias são estratégias para para a construção de espaços de convivência e interação social, que transcendem a garantia de segurança alimentar e nutricional, uma vez que proporcionam a produção e colheita de alimentos e a interação entre aqueles que o fazem (Biazoti, 2020).

Já pensou em cultivar os alimentos nas redondezas do bairro onde você mora?

Cultivar uma horta comunitária é lutar pelo uso coletivo da terra, pela ocupação do espaço e pela promoção de práticas alimentares sustentáveis.

Nesse contexto, a União de Hortas Comunitárias de São Paulo apresenta cinco requisitos para que uma horta seja considerada comunitária:

  1. Não usar insumos químicos e venenos;

  2. Cultivar com base nos princípios agroecológicos e permaculturais, respeitando a natureza;

  3. Realizar de forma coletiva, colaborativa e inclusiva o uso do espaço, o trabalho, a colheita e a gestão;

  4. Promover atividades de educação ambiental gratuitas e abertas ao público;

  5. Compartilhar a colheita livremente pelos voluntários e a comunidade.

SE VOCÊ É DE SANTOS, VENHA FAZER PARTE:

O município de Santos, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, incentiva e apoia as hortas comunitárias a partir do Programa Horta Ecológica.

São exemplos:

Horta comunitária Bons Frutos

Localizada na Rua Cel. Feliciano Narciso Bicudo, 434 - São Manoel, Santos. Sua implantação se deu a partir de apoio do Instituto Elos em terreno cedido pela CPFL (companhia de energia).

Jardim Fabiana Oliveira

Na Estação da Cidadania de Santos, na Avenida Ana Costa, 340. Foi implantada no dia 25 de agosto de 2018, em homenagem a educadora ambiental Fabiana de Oliveira Silva, voluntária da Estação, falecida dois meses antes.

Instituto Procomum

Situado na Rua Sete de Setembro, 350, Vila Nova, promove práticas de agricultura urbana e permacultura.

Se você interessou e não é de Santos, procure saber sobre as hortas comunitárias na sua cidade e no seu bairro e faça parte dessa ação coletiva em prol da interação social e promoção de práticas alimentares sustentáveis!

Referências:

BIAZOTI, A. R. Engajamento político na agricultura urbana: a potência de agir nas hortas comunitárias de São Paulo. Piracicaba, 2020. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) – Centro de Energia Nucleal na Agricultura, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/asoc/a/GGKBgdfgtRkgGFM3FC5cZ8d/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 set. 2022.

PREFEITURA DE SANTOS. Composta Santos, Hortas Comunitárias. Disponível em: <https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/composta-santos>. Acesso em: 10 set. 2022.