Conheça os Projetos de Extensão em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Antes de listar alguns dos projetos de extensão existentes sobre Nutrição na Universidade Federal de São Paulo, é importante que vocês entendam o que são esses projetos. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), "As atividades universitárias de extensão e de cultura credenciadas pela ProEC se constituem por diversos processos acadêmicos de caráter educativo, artístico, cultural, científico, tecnológico, político e de inovação, desenvolvido na relação entre a universidade e sociedade, e que se articula de forma indissociável com o ensino e com a pesquisa."

Fonte: UNIFESP – site oficial. Acesse em: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/institucional/informacoes/regimento

Atualmente, a UNIFESP conta com diversos projetos de extensão. Porém, hoje iremos focar apenas nos projetos relacionados à Alimentação e Nutrição. Vamos conferi-los?

Projeto de Extensão Panela Aberta

Como vocês já devem saber, o Panela Aberta é Projeto de Extensão do campus Baixada Santista. Ele foi criado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2018. Realiza ações de divulgação científica para a promoção da alimentação adequada e saudável com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira (Brasil, 2014) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Brasil, 2012).

Para saber mais sobre o projeto, entre na aba "Sobre" desse site!

Counut: Comer, Unir e nutrir

Intervenções acadêmicas buscando valorizar e multiplicar o significado de comer.

O projeto "apresenta-se como uma oportunidade de valorizar o ato de comer e refletir acerca da comensalidade, explorando-o na sua totalidade a partir das atividades programáticas, incorporando tanto a prática quanto a teoria como formas de construção do conhecimento por um grupo interdisciplinar e exercitando a capacidade crítica individual e coletiva, além de promover uma formação acadêmica e profissional humanística."

O projeto utiliza como principal referencial teórico a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação.

Para saber mais sobre a extensão, acompanhe-os no instagram: @counutunifesp!

Fonte: UNIFESP – site oficial. Acesse em: www.unifesp.br/reitoria/proec/programas-e-projetos?find=14832

Grupo de Estudos da Obesidade (GEO)

O grupo de estudos é um projeto em que há articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e atua de maneira multiprofissional e interdisciplinar na atenção à saúde, contando com profissionais e estudantes de diversos cursos, como Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.

O projeto incentiva a prática cotidiana de hábitos saudáveis e ativos, com foco na população obesa, por meio de ações "baseadas em avaliações físicas, oficinas de promoção e atenção à saúde, acompanhamento interdisciplinar (psicologia, nutrição, fisioterapia e educação física), grupos de exercícios combinados (aeróbio e resistido), possibilitando o acesso a um serviço de diagnóstico e acompanhamento".

Para saber mais sobre o grupo de estudos, acompanhe-os no instagram: @geounifesp.santos!

Quiosque da Saúde

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos e o Grupo de Estudos da Obesidade. "Atua na compreensão e suporte da qualidade de vida da comunidade regional, por meio de orientações de Educação em Saúde, passando também por intervenções mais complexas como o acompanhamento de indivíduos com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, obesos, entre outras)".

Fonte: UNIFESP – site oficial. Acesse em: www.unifesp.br/reitoria/proec/programas-e-projetos?find=16969

Ficou curioso para saber quais são os projetos de extensão da Universidade de outras áreas? Se sim, clique no link e descubra os demais projetos: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/programas-e-projetos

Para saber mais, acompanhe as redes sociais da Câmara de Extensão e Cultura do Instituto Saúde e Sociedade da Universidade: @caeciss