Você conhece o veganismo?
“Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”
Livre tradução de “The Vegan Society”, grupo que criou o termo “Veganismo” em 1944 no Reino Unido.
Além do veganismo, há as formas de regime alimentar que excluem produtos de origem animal, como é o caso do:
Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.
Há diversas razões para aderir a esses regimes alimentares. A questão ética envolve o confinamento, abate e exploração animal, os quais são capazes de sentir dor e sofrimento. O setor pecuário é responsável por grande impacto ambiental: emissão de gases do efeito estufa, desmatamento, degradação da terra, poluição química, perda de biodiversidade e contaminação de oceanos e lençóis freáticos. Para saber mais sobre o impacto do consumo de carne clique aqui.
Além disso, dietas vegetarianas e veganas estão associadas a efeitos benéficos a saúde, tal como a melhora no perfil lipídico do sangue (diminuição do colesterol e HDL), e ainda a redução de repercussões negativas à saúde, como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer (OUSSALAH et al, 2020).
Referências e Para saber mais:
Associação Brasileira de Veganismo
Sociedade Vegetariana Brasileira
ERIC SLYWITCH. Tudo o que você precisa saber sobre nutrição vegetariana. 2018. Realização: Sociedade Vegetariana Brasileira.
OUSSALAH, A.; Levy, J.; BERTHEZÈNE, C.; ALPERS, D. H.; GUÉANT, J. L., 2020. Health outcomes associated with vegetarian diets: An umbrella review of systematic reviews and meta-analyses. Clinical Nutrition, v. 39, n. 11, p. 3283-3307. Nov. 2020