Receitas de Natal
Comer como um ato de criar momentos e memórias
O natal é um momento que representa a união de sentimentos, que une pessoas, e tem o ato de comensalidade como um símbolo de todo amor envolvido nessa data tão especial. Compartilhar receitas, histórias, pratos típicos e especiais, demonstra a importância do alimento para além de nutrir.
Cozinhando no natal
Cozinhar na época do natal é uma tarefa mais que especial. Pensando nisso, o Panela trouxe algumas receitas para completar a sua ceia , e fazer com que todos fiquem com água na boca.
Imagem retirada do site Panelinha
ARROZ A GREGA (PANELINHA)
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de arroz
1 cebola
1 cenoura
1 pimentão vermelho
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas
4 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (chá) de sal
1 folha de louro
8 ramos de salsinha
azeite a gosto
MODO DE PREPARO
Leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte a cenoura em cubos pequenos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.
Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Tempere com o sal e refogue por 2 minutos até a cebola e pimentão murcharem.
Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
Meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz, junte o louro e misture bem. Aumente o fogo para médio e não mexa mais.
Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar e as uvas-passas hidratem com o vapor. Enquanto isso lave, seque e pique a salsinha.
Solte o arroz com um garfo, descarte a folha de louro e misture a salsinha picada. Transfira para uma tigela e sirva a seguir.
FAROFA DE BANANA, PASSAS E CASTANHA DE CAJU (PANELINHA)
INGREDIENTES
500 g de farinha de mandioca torrada
200 g de manteiga
1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada (cerca de 140 g)
1 xícara (chá) de banana-passa picada (cerca de 135 g)
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Imagem retirada do site Panelinha
MODO DE PREPARO
Numa tábua, pique a castanha-de-caju grosseiramente. Corte as bananas-passa ao meio e fatie em pedaços de 0,5 cm. Corte a manteiga em pedaços para derreter melhor.
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a banana-passa picada e mexa bem por 2 minutos, até perfumar.
Em seguida, junte a castanha-de-caju e misture novamente.
Adicione a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, desligue o fogo e sirva a seguir.
Referências:
Site panelinha: https://www.panelinha.com.br/home