O ATO DE COMER E A COMENSALIDADE
4º Capítulo do Guia Alimentar
O Guia Alimentar para a População Brasileira nos ensina não só a respeito da escolha dos alimentos e dos grupos de alimentos, mas também a respeito do ato de se alimentar. Isso acontece, por meio de dicas para aproveitar esse momento, aproveitar os alimentos e dar a devida atenção a esse momento.
Nesse capítulo do guia são abordados a importância de se comer com regularidade e atenção, de comer em ambientes apropriados e de comer em companhia.
1.Comer com regularidade e atenção.
"Procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite 'beliscar' nos intervalos entre as refeições"
O estímulo de outros alimentos pela visão pode contribuir para a ingestão de alimentos mesmo sem os sinais de fome presentes.
Alimentos de alta palatabilidade (ultraprocessados) pode acentuar esse comer sem atenção.
Procure fazer pequenos lanches, baseados em alimentos in natura ou minimamente processados, entre as refeições principais. Tais como frutas e castanhas.
"Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade"
Se alimentar com atenção permite a percepção dos sinais internos de fome e de saciedade, além de permitir o aproveitamento dos prazeres proporcionados pelos aromas, texturas e sabor dos alimentos
2. Comer em ambientes apropriados
As características do ambiente onde comemos pode influenciar a quantidade de alimento ingerida e o prazer desfrutado na alimentação. Portanto:
Evite
Mexer em aparelhos eletrônicos, assistir televisão ou outras distrações durante a refeição.
Comer na mesa de trabalho/estudo, andando, dentro de carros e/ou transportes públicos.
Prefira
Comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos .
Ao comer fora de casa
Atente-se às características do ambiente tais como: som, iluminação e condições de limpeza.
Prefira restaurantes por quilo, que oferecem preparações culinárias feitas na hora, à restaurantes fast-food (comida rápida).
3. Comer em companhia
Compartilhar o comer é um modo simples de criar e desenvolver relações entre as pessoas. Além de promover a prática da comensalidade.
Comer em companhia quando se está fora de casa permite trocar experiências, o entrosamento entre grupos e evita que se coma rapidamente.
Comer é parte natural da vida social.
Em ocasiões especiais como festas, casamentos e confraternizações, comer em companhia possibilita momentos prazerosos ao lado de pessoas queridas.
Em casa, possibilita o exercício da convivência e da partilha, o fortalecimento de laços e a pratica de comer com regularidade e atenção.
Essas recomendações são mais fáceis de serem seguidas quando adotadas conjuntamente. Elas atribuem grande valor ao ato de se alimentar e nos ajudam a entender a importância para tal.
Todo o conteúdo desta postagem foi retirado do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, publicado pelo Ministério da Saúde.
Você pode acessar o guia aqui no nosso site, clicando aqui!
Referências:
ALVARENGA et al. Nutrição Comportamental, 2ª edição. Barueri: Manole. 2019.
BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.