O ATO DE COMER E A COMENSALIDADE

4º Capítulo do Guia Alimentar

O Guia Alimentar para a População Brasileira nos ensina não só a respeito da escolha dos alimentos e dos grupos de alimentos, mas também a respeito do ato de se alimentar. Isso acontece, por meio de dicas para aproveitar esse momento, aproveitar os alimentos e dar a devida atenção a esse momento.

Nesse capítulo do guia são abordados a importância de se comer com regularidade e atenção, de comer em ambientes apropriados e de comer em companhia.

1.Comer com regularidade e atenção.

"Procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite 'beliscar' nos intervalos entre as refeições"

• O estímulo de outros alimentos pela visão pode contribuir para a ingestão de alimentos mesmo sem os sinais de fome presentes.

• Alimentos de alta palatabilidade (ultraprocessados) pode acentuar esse comer sem atenção.

• Procure fazer pequenos lanches, baseados em alimentos in natura ou minimamente processados, entre as refeições principais. Tais como frutas e castanhas.

"Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade"

• Se alimentar com atenção permite a percepção dos sinais internos de fome e de saciedade, além de permitir o aproveitamento dos prazeres proporcionados pelos aromas, texturas e sabor dos alimentos

2. Comer em ambientes apropriados

As características do ambiente onde comemos pode influenciar a quantidade de alimento ingerida e o prazer desfrutado na alimentação. Portanto:

Evite

• Mexer em aparelhos eletrônicos, assistir televisão ou outras distrações durante a refeição.

• Comer na mesa de trabalho/estudo, andando, dentro de carros e/ou transportes públicos.

Prefira

• Comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos .

Ao comer fora de casa

• Atente-se às características do ambiente tais como: som, iluminação e condições de limpeza.

• Prefira restaurantes por quilo, que oferecem preparações culinárias feitas na hora, à restaurantes fast-food (comida rápida).

3. Comer em companhia

Compartilhar o comer é um modo simples de criar e desenvolver relações entre as pessoas. Além de promover a prática da comensalidade.

• Comer em companhia quando se está fora de casa permite trocar experiências, o entrosamento entre grupos e evita que se coma rapidamente.

Comer é parte natural da vida social.

• Em ocasiões especiais como festas, casamentos e confraternizações, comer em companhia possibilita momentos prazerosos ao lado de pessoas queridas.

• Em casa, possibilita o exercício da convivência e da partilha, o fortalecimento de laços e a pratica de comer com regularidade e atenção.

Essas recomendações são mais fáceis de serem seguidas quando adotadas conjuntamente. Elas atribuem grande valor ao ato de se alimentar e nos ajudam a entender a importância para tal.

Todo o conteúdo desta postagem foi retirado do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, publicado pelo Ministério da Saúde.

Você pode acessar o guia aqui no nosso site, clicando aqui!

Referências:

ALVARENGA et al. Nutrição Comportamental, 2ª edição. Barueri: Manole. 2019.

BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.