Como Conservar os Alimentos?

O Guia Alimentar para a População Brasileira enfatiza os benefícios em consumir uma variedade de alimentos, podendo fazer diversas combinações e receitas, mas para isso, é importante saber conservá-los de maneira correta, assim, eles poderão integrar a sua alimentação sem correr o risco de estragar antes do consumo.

Vem conhecer como conservar cada grupo de alimentos!

Conservação

As técnicas e equipamentos utilizados na conservação dos alimentos são resultados de inúmeras descobertas. A primeira delas foi o domínio do fogo que possibilitou a diminuição da umidade e como consequência, a diminuição da proliferação de microorganismos.

Já pensando em um momento da história mais recente, as técnicas desenvolvidas pela indústrias também apresentam como objetivo a conservação dos alimentos a fim de aumentar sua vida de prateleira, isto é, fazer com que o alimento dure mais. No entanto, é preciso ficar atento quando consideramos a adição de substâncias que alteram as características originais do alimento.

A conservação dos alimentos permite uma programação do abastecimento, a partir da qual podemos planejar e preparar as refeições.

Alimentos Não Perecíveis

Alimentos como arroz, milho, feijão, farinhas em geral, óleos, açúcar, sal, leite em pó devem ser armazenados em local fresco, arejados e em temperatura ambiente.

Alimentos Perecíveis

Alimentos que estragam com maior facilidade devem ser mantidos sob refrigeração, sendo eles:

  • Carnes e Ovos

  • Leite pasteurizado e a grande maioria de seus derivados;

  • Maioria das frutas, legumes e verduras;

  • Preparações culinárias que serão consumidas na próxima refeição.

Também podemos considerar o congelamento para alimentos como:

  • Carnes cruas;

  • Preparações culinárias, como o feijão cozido.

Agora que você já conhece algumas formas de armazenar os diferentes grupos de alimentos, tá esperando o que para variar ainda mais suas combinações do dia a dia sem ter prejuízos?

Referências:

BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.

DOMENE, S.M.A. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.