Dicas para substituição de alimentos ultraprocessados por alimentos in natura ou minimamente processados

Sabemos que fazer mercado nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo? Principalmente quando fala-se em produtos ultraprocessados, que como já dito por aqui, devem ser evitados. Pensando nisso, este conteúdo foi feito especialmente para você que na hora de fazer suas escolhas, acaba deixando de lado os produtos in natura e minimamente processados.

Veja algumas dicas de como inserir esses alimentos no seu cotidiano

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação

Optar por melhores escolhas na hora de comprar alimentos é fundamental uma alimentação saudável.

A escolha por alimentos in natura ou minimamente processados é amplamente recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira , ao contrário do consumo de ultraprocessados.

No entanto, sabe-se que fazer tal escolha nem sempre é uma tarefa simples, mas com algumas dicas as substituições se tornam mais simples, e fáceis de serem inseridas no cotidiano.

Como identificar um alimento in natura ou minimamente processado?

Saber identificar o grau de processamentos dos alimentos é um dos primeiros e mais importantes passos para uma alimentação saudável

Por isso lembre-se que:

Alimentos in natura ou minimamente processados incluem grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, a água.

Já em relação ao alimentos ultraprocessados, é importante ressaltar que eles NÃO são insubstituíveis, por isso o Panela trás alguns exemplos dessas possíveis substituições.

Referências:

BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.