DOS ALIMENTOS À REFEIÇÃO

3° Capítulo do Guia Alimentar


Em essência, o Guia Alimentar para a População Brasileira, recomenda que o consumo de alimentos in natura, minimamente processados e preparações culinárias, predominantemente de origem vegetal, sejam à base da nossa alimentação.


O Capítulo 3 sugere combinações que privilegiam os alimentos in natura e minimamente processados, com diversas sugestões que agradam a população de todas as regiões do Brasil.

Opções de Refeições Saudáveis

O Guia Alimentar para População Brasileira descreve exemplos de refeições saudáveis, desde o café da manhã, almoço, jantar até pequenas refeições.

São sugestões de refeições completas com base em alimentos in natura e minimamente processados, que através das preparações culinárias fazem parte de uma alimentação adequada e saudável.

As sugestões são baseadas nos padrões alimentares e culturais das cinco regiões do Brasil, também não há destaque para quantidades ou calorias, uma alimentação saudável deve ser baseada em equilíbrio das variações de combinações.

Mais um detalhe, as refeições apresentadas não devem ser levadas como recomendações rígidas, antes são sugestões que visam facilitar a compreensão e demonstrar que as recomendações do Guia Alimentar atendem as necessidades da população de maneira geral.


Café da Manhã



O Guia Alimentar evidencia como o café da manhã pode ser variado, já que as nossas escolhas alimentares refletem características regionais, culturais e também o que é acessível para cada um.


PARA CADA REGIÃO, UMA OPÇÃO

PARA CADA PESSOA, UM SABOR


Permita-se diversificar os sabores, aromas, cores e texturas.


Almoço e Jantar


No almoço e jantar do brasileiro não pode faltar a famosa combinação do arroz e feijão, não é mesmo? Essa combinação é ótima e é baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, que devem ser a base da nossa alimentação.


Mas se você quiser fazer outras combinações, sinta-se livre; o Guia traz ainda outras opções bastante saudáveis.



Que tal experimentar comer lentilha no lugar do feijão? Você também pode combinar o arroz com a farinha de mandioca ao invés de comer junto com o arroz.


As combinações são imensas. Use sua criatividade e se surpreenderá com os vários sabores que surgirão.


Mas não se esqueça de incluir nessas refeições as verduras ou legumes, sejam elas cruas nas saladas, cozidas ou refogadas.


Pequenas Refeições


Além das principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) algumas pessoas sentem a necessidade ou têm o hábito de realizar outras refeições durante o dia.


Nas pequenas refeições, como o lanche da manhã e da tarde, opte por alimentos in natura ou minimamente processados, limite o uso de processados e evite os ultraprocessados.


Ótimas opções são as frutas frescas ou secas, leite, iogurte natural, castanhas e nozes. Esses alimentos têm grande quantidade de nutrientes e poder saciador, são práticos para consumir e transportar.

Como podemos variar essas refeições?

Esse capítulo do guia apresenta sugestões de combinações entre grupos de alimentos in natura ou minimamente processados, com base no padrão alimentar das diversas regiões do Brasil. Para variar as refeições do dia-a-dia é interessante conhecer os grupos alimentares e a partir disso pensar em substituições equivalentes, do ponto de vista nutricional.

Visite a seção de GRUPO DE ALIMENTOS do nosso site, para aprender um pouco sobre a diversidade de alimentos e aumentar o seu repertório alimentar.

Todo o conteúdo desta postagem foi retirado do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, publicado pelo Ministério da Saúde.

Você pode acessar o Guia aqui no nosso site, clicando aqui