O Guia Alimentar e a Terapia Ocupacional

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o Terapeuta Ocupacional (T.O) é um profissional dotado de formação nas áreas da Saúde e Social. Esse profissional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o ser humano, como um ser prático interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práticas objetivando alcançar autonomia e uma melhor qualidade de vida.

A alimentação é considerada pela T.O como uma atividade de vida diária (AVD), uma tarefa básica de autocuidado que requer habilidades pertinentes ao cotidiano de qualquer pessoa.

O Guia Alimentar para a População Brasileira e a prática da Terapia Ocupacional: uma relação com a autonomia

Levando em consideração um dos princípios elaboradores do Guia: "Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares", percebe-se a importância da autonomia para o exercício pleno das tarefas cotidianas como o "alimentar-se", ou seja, através de informações confiáveis sobre uma alimentação adequada e saudável, as pessoas tem a possibilidade de ampliar sua autonomia e garantir seu direito a uma alimentação saudável.

Para além do acesso a informações, indivíduos que tenham alguma limitação ou incapacidade física, cognitiva, motora ou psíquica para realizar suas tarefas do dia a dia precisam de uma intervenção terapêutica ocupacional para comtemplar seu direito em fazer suas escolhas alimentares. A partir das habilidades e limitações de cada um, o T.O cria junto ao paciente uma nova forma de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia a independência possível. 

Logo, o Guia Alimentar e a T.O são aliados para uma melhor qualidade de vida

O Guia Alimentar é um instrumento que tem um olhar ampliado para todos os fatores que influenciam nas práticas alimentares de uma pessoa ou família, seu contexto social, cultural, politico, entre outros determinantes, Em comum, o profissional de Terapia Ocupacional tem uma formação capacitada para atuar em todos os níveis de atenção, com visão ampla e global da funcionalidade humana e da interação harmônica dos contextos de vida, saúde e social, com atenção ao cuidado individual e/ou coletivo.  

Assim, o Guia Alimentar é um importante aliado para todos os profissionais da saúde, em especial ao T.O, que busca promover um bom desempenho ocupacional e prevenção de comprometimentos por meio da ampliação ou recuperação de potencialidades e da reinserção social por meio de habilidades do cotidiano, para a assim agir na promoção de qualidade de vida, o que só é possível começando pela base de tudo: uma alimentação adequada e saudável.


SAIBA MAIS INFORMAÇÕES EM:

O papel da terapia ocupacional na alimentação. Disponível em : [https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/neuro-habilitar/noticia/2022/12/07/o-papel-da-terapia-ocupacional-na-alimentacao.ghtml


Referências:

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL- COFFITO. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382. Acesso em 21 maio 2023. 

Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. Disponível em:  https://bvsms.saude.gov.br/terapia-ocupacional-4/.Acesso em 21 maio 2023. 

BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014.